quem somos

O Projeto Ondas é uma OSC do bicampeão brasileiro de surf Jojó de Olivença, cuja missão é contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e de suas famílias, despertando a consciência cidadã através do surf.

Atuamos desde 2007 na cidade do Guarujá, SP, e já atendemos mais de 500 crianças e suas famílias desde então.

Nosso projeto é composto por programas integrados que promovem a formação integral através do esporte educacional, no qual o surf e seu estilo de vida são a linguagem que permeia o aprendizado das crianças. Além da prática esportiva de surf, oferecemos apoio pedagógico (português e matemática), inclusão digital, ensino de práticas éticas de cidadania e educação ambiental.

Trabalhando diariamente o desenvolvimento integral das crianças promovemos aprendizagens significativas, não apenas no âmbito intelectual, mas também físicas, emocionais, culturais e sociais. Além de colaborarmos na superação das vulnerabilidades socioeconômicas enfrentadas por elas.

MISSÃO 

Contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes  em situação de vulnerabilidade socioeconômica e de suas famílias, despertando a consciência cidadã através do surf.

IMG_9365.JPG

A partir da coleta de dados sociais e econômicos realizada no preenchimento da ficha individual dos inscritos para seleção nos Programas do Ondas, somada à escuta realizada com as crianças, os adoslecentes e seus familiares pela Comissão de Mapeamento ao longo da elaboração do nosso Projeto Político Pedagógico, apresenta o seguinte o perfil socioeconômico das famílias:

quem atendemos

Os diferentes programas da organização atendem 60 crianças e adolescentes entre 6 e 12 anos no contraturno escolar, todos em situação de vulnerabilidade socioeconômica e estudantes em escolas públicas do município, e suas famílias. 

foto nossa casa.jpg

Onde atuamos

guarujá - sp

O Município do Guarujá está localizado no litoral sul do Estado de São Paulo, a 82 km da capital. Sua população está estimada em 318.107 habitantes, distribuídos por 142,6 km2 de área.  A cidade é permeada de desigualdades, contradições e tensões, reflexo dos processos de ocupação das faixas litorâneas e das estruturas presentes na sociedade brasileira.

A intensa migração para o Guarujá nas décadas de 1970 e 80, com infraestrutura insuficiente, trouxe graves consequências para as áreas da habitação, saneamento e meio ambiente, que se prolongam até os dias atuais.

De acordo com o IBGE (2010), no Guarujá há um total de 95.427 pessoas habitando em aglomerados subnormais (favelas), sendo 48.204 mulheres e 47.223 homens.

O Guarujá apresenta 3,6% da população municipal (10.367 habitantes) em situação de extrema pobreza, constando entre os 15 municípios do Estado de São Paulo com o maior número absoluto de pessoas em extrema pobreza, segundo o Plano Estadual de Assistência Social do Estado de São Paulo.

O Município tem 60 escolas públicas de Ensino Fundamental (Censo Escolar/INEP 2017), etapa que corresponde às crianças atendidas pelo Projeto Ondas. Segundo dados da Prova Brasil 2017, os anos iniciais da rede municipal do Guarujá obtiveram média de 6,2 no Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, tendo ultrapassado a meta do município de 5,8. Para os anos finais, a média foi de 5,2 e quase alcançou a meta estipulada de 5,3 para o município.

NOSSA EQUIPE

Jojó de Olivença: Diretor Presidente
Adriana de Jesus: Coordenadora Pedagógica
Kaipo Gonçalves: Coordenador Esporte
Beatriz Laurindo: Coordenadora de Projetos 
Celso Antonio: Coordenador Administrativo  
Alessandra Jeremias: Auxiliar Geral
Vanda Mota:  Auxiliar de Limpeza
Rodrigo Ignácio: Instrutor de Surf

Antonio de Rossi: Instrutor de Surf
Rafaella Barros: Assistente Social
Rosa Maria: Pedagoga

Sonia Maria Davanço: Pedagoga

Juliana Carvalho: Comunicação e Parcerias

Isabella Daud: Assistente de Comunicação

Av. Almirante Tamandaré nº 87

Jardim Três Marias (Praia da Enseada)

Guarujá - SP - Brasil

CEP 11440-470

contato@projetoondas.org.br

 

+55 (13) 3355-6347​

​+55 (13) 3371-7902 ​

+55 (13) 99671-7902

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube