Buscar
  • Assessoria de Imprensa – SantosPress Comunicação I

Projeto Ondas participa de projeto voltado ao estudo da evasão escolar no Guarujá (SP)

Projeto liderado pelo Itaú Social apoia “Experiências em Rede” e pretende avaliar as dificuldades de aprendizado, sobretudo, durante a pandemia do Covid-19


O Projeto Ondas foi uma das seis OSC (Organização Sociedade Civil) contempladas pelo ITAÚ SOCIAL para participar do projeto piloto “Experiências em Rede” que visa apoiar a construção e implementação de ações colaborativas entre entidades de um mesmo município com o intuito de minimizar os impactos da pandemia na educação de crianças e adolescentes.


O primeiro encontro online ocorreu no último mês de abril com o tema: ‘Redução do abandono e evasão escolar de crianças e adolescentes’, transmitido pelo canal do Itaú Social no YouTube. Na oportunidade, foram avaliados as dificuldades de aprendizado das crianças no período de pandemia e os fatores que levaram muitos alunos à evasão escolar.


Dentre os pontos levantados, um dos mais relevantes diz respeito a falta de apoio e da valorização dos processos de educação pela família. “Muitos pais ou responsáveis não tiveram uma educação adequada, ou seja, eles próprios abandonaram a escola. Além disso, precisam trabalhar o dia inteiro e, via de regra, não nutrem sonhos ou propósitos a realizar”, explica a coordenadora de Projetos do Ondas, Beatriz Laurindo.

Sendo assim, após essa primeira reunião, o grupo decidiu elaborar um programa para trabalhar com os pais em mais quatro encontros, com a intenção de serem abordados alguns temas que remetam a reflexão para o autoconhecimento, atendimento de necessidades básicas, paternidade e maternidade responsável, alienação parental, valores, competências sócio emocionais (BNCC), cultura de paz, entre outros itens relevantes.


Após essas abordagens, pretendem-se despertar a consciência dos pais para a importância do apoio e responsabilidade para os processos educativos da criança e do adolescente, reduzindo até a eliminação do abandono e evasão escolar. “Agradecemos ao Itaú Social essa oportunidade de trabalharmos um tema de extrema importância e poder comungar de experiências com outras entidades”, diz a coordenadora do Ondas, agradecendo, inclusive, a liberação de uma verba de 15 mil reais pelo banco à título de auxilio no custeio das despesas desses encontros.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo