Buscar
  • Assessoria de Imprensa – SantosPress Comunicação I

Os grupos e círculos de diálogo com alunos e famílias estão de volta.

Atualizado: Out 14

Em setembro, retornamos com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (até então pausado pelo isolamento social), que acontece uma vez por mês, parte do Programa Onda da Convivência.


O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são grupos e ciclos de diálogos entre alunos e também entre as famílias com o objetivo de trabalhar questões relacionados ao contexto familiar que os alunos estão inseridos, assim como ações que trabalham o seu protagonismo social, autonomia e, sobretudo, o desenvolvimento das suas capacidades para superação das suas demandas.


Todas as temáticas trabalhadas são sugeridas pelos próprios participantes, como também pelas nossas assistentes sociais, no tocante ao melhor entendimento dos seus direitos e identificação de situações de riscos como forma de apoia-los em suas decisões. Como exemplos de assuntos já desenvolvidos estão os temas ligados a segurança e acesso seguro nas redes sociais, enfrentamento à violência sexual, além de questões ligadas a valorização da vida, tema desenvolvido no último mês, em referência ao Setembro Amarelo e às consequências mapeadas do isolamento social.


Para trabalhar o tema, nos grupos de alunos, foram conduzidas dinâmicas lúdicas que exercitavam a identificação e compreensão dos sentimentos, a capacidade de pedir ajuda, a empatia e a cooperação. Nos grupos de família, trabalhamos a saúde mental e disciplina positiva.


Lembrando que o suicídio foi a segunda principal causa de morte entre crianças e adolescentes de 10 a 19 anos nos Estados Unidos, em 2018, de acordo com a National Suicide Prevention Lifeline (NSPL). Já no Brasil, segundo o Instituto de Pesquisa de Psiquiatria da USP, um estudo com sete mil crianças e adolescentes, com idades entre 5 e 17 anos, apontou que 26% apresentam sintomas clínicos de depressão e ansiedade.

26 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo