Os primeiros seis meses de 2021 foram marcados pelos desafios do Ensino à Distância. Mesmo já preparados para receber os nossos alunos, além da saudade de cada um deles, esperamos a liberação do Governo do Estado de SP para retornar às atividades presenciais apenas em julho, no início do segundo semestre. Até então, por conta do isolamento social, havíamos adotado o uso de apostilas e vídeos com atividades pedagógicas, físicas e mão na massa, para que nossos alunos continuassem acolhidos e não perdessem o ritmo de sua aprendizagem.
Mesmo com todos os desafios, o ensino EAD no primeiro semestre trouxe resultados significativos. Confira:
Mesmo com 13,6% dos alunos sem acesso ao celular e a internet, 93,2% conseguiram acompanharam todos ou parte dos vídeos e atividades enviados pelo celular durante o período.
54,5% dos alunos tiveram alto engajamento com as atividades propostas.
59,1% dos pais ou responsáveis foram participativos no processo de desenvolvimento e aprendizagem de seus filhos.
As maiores facilidades estão na compreensão das 4 operações (adição, subtração, divisão e multiplicação), interpretação e raciocínio lógico e na análise, interpretação e solução de problemas.
As maiores dificuldades estão na aprendizagem da escrita e da leitura.
Dentre as aprendizagens desenvolvidas, os maiores destaques foram: pertencimento ecológico, empatia e cooperação, responsabilidade e cidadania, autoconhecimento, autocuidado e consciência corporal.
Assim, ficamos satisfeitos com os resultados, mostrando que apesar do momento desafiador, a maior parte dos alunos se revelaram engajados com as atividades propostas e mostraram evolução no multiletramento e competências sócio emocionais.
Mas ainda há muito a ser feito!
Sabemos que promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade é uma remada longa, mas no final a onda vale a pena.
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