Buscar
  • Assessoria de Imprensa – SantosPress Comunicação I

Jojó de Olivença: campeão nas ondas e na vida

Depois das diversas conquistas no surf, Jojó de olivença emprega forças para ajudar crianças a vencerem na vida

Das vitórias nas ondas à ajuda a centenas de crianças carentes, esta é só uma parte da história de um dos grandes nomes do surf no Brasil. Nascido em 20 de julho de 1967, em Ipiaú, no interior da Bahia, Jocélio de Jesus cresceu na estância hidromineral de Olivença, daí veio o nome pelo qual ficou conhecido no cenário do surfe: Jojó de Olivença.


De origem humilde, a paixão pelo mar e pelas ondas, começou quando ainda era adolescente. Jojó permaneceu estudando e passou a cuidar de carros e vender cocada e bolo de tapioca, já que o custo de novas pranchas e manutenção eram altos. Foi com a ajuda de amigos e turistas que ganhou seu primeiro equipamento para se dedicar aos treinos no esporte pelo qual se apaixonou e em que marcou seu nome.


Não demorou muito para chamar a atenção de empresários e da imprensa. Jojó superou diversos desafios, como o preconceito por ser pobre e a falta de recursos, para se sagrar bicampeão brasileiro de surfe, em 1988 e 1992. Foi após o primeiro título que decidiu se mudar para o Guarujá, onde reside até hoje e criou o Projeto Ondas.


O Projeto Ondas trabalha com formação integral de crianças em estado de vulnerabilidade, usando o surf como ferramenta para o aprendizado e inclusão social. Além da prática do espero, o projeto conta com multiletramento alfabético e digital, educação ambiental, ensinamento de valores cívico e moral, e apoio às famílias. O projeto promove uma série de aprendizados nos âmbitos físicos, intelectuais, sociais, emocionais e culturais, buscando ampliar caminhos para crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade no Guarujá.


Atualmente o projeto atende cerca de 70 crianças e adolescentes, mas mais de 500 já passaram pelas mãos da equipe. Muitas delas deram continuidade a seus estudos em universidades, estão empregados ou realizando atividades sociais que beneficiam e ajudam a transformar a realidade e o meio onde residem. Indiretamente, o projeto impacta mais de 300 pessoas, já que as famílias também recebem assistência.


Jojó de Olivença se prepara para, em breve, lançar seu próximo projeto. Um clube de relacionamento inédito que contará com a participação de diversos surfistas de todo o país.



3 visualizações

Av. Almirante Tamandaré nº 87

Jardim Três Marias (Praia da Enseada)

Guarujá - SP - Brasil

CEP 11440-470

contato@projetoondas.org.br

 

+55 (13) 3355-6347​

​+55 (13) 3371-7902 ​

+55 (13) 99671-7902

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube